Projetos

A Nomadi Turismo incentiva o respeito pela diversidade cultural, identidade das comunidades anfitriãs, práticas sustentáveis de ações socioambientais, que direcionam e referenciam outras formas de vivenciar os espaços turísticos. Com essa ideia, criamos o programa EcoNomadi que apresenta três projetos de iniciativa sustentável: Nomadi Artesanal, Gastronomia Saudável e Pegada de Carbono, nas quais consideramos relevantes e complementares às nossas experiências.

Participe dos nossos projetos! 

Nomadi Artesanal

A Nomadi Artesanal contempla as ações internas que visam o uso racional de papel sulfite, energia elétrica, separação dos resíduos gerados no escritório e nas viagens, como a confecção de artigos artesanais feitos com materiais reciclados ou reaproveitados (material de escritório, souvenirs e vestuário), pautados nos princípios da economia solidária.

A nossa sacolinha foi feita com tecido reciclado PET, ou seja, a partir da reciclagem de embalagens PET (politereftalato de etileno), conceito ecológico de não descarte. Todas foram confeccionadas pela COOSTURARTE – Cooperativa dos Trabalhadores em Confecção em São Carlos). As carteiras ecológicas foram confeccionadas por Fathi Artesanato, a partir do reaproveitamento de caixinhas de leite Tetra Pak, que contém fibras de alumínio, papel e plástico. As camisetas bordadas à mão foram confeccionadas pela artesã Clemir Mangini com muito carinho.

Muito amor pelo Meio Ambiente 

Gastronomia Saudável

O turismo sustentável apresenta a gastronomia dos destinos como elemento cultural de uma comunidade, promovendo-a por intermédio da valorização da produção orgânica advinda da agricultura familiar e do sistema de agrofloresta. Em uma produção associada ao turismo, a Nomadi apoia essa iniciativa em roteiros gastronômicos que remetem a culinária afetiva e a cozinha panc.

O nosso lanche de bordo é orgânico e vegano, preparado com ingredientes selecionados que proporcionam alto valor nutricional, baixa caloria, mantendo-se equilibrado para oferecer saciedade por mais tempo. Os Nomadis que participam de nossas atividades, apelidaram esse sanduíche de “sanduba gourmet vegano”, pelo seu incrível sabor natural das receitas especiais.

Deguste o universo dos sabores com a Nomadi Turismo!

Pegada de Carbono

Preocupada em manter a qualidade ambiental, a Nomadi Turismo adotou a metodologia da “Pegada de Carbono” para estimar e avaliar as consequências ambientais dos deslocamentos nas viagens. Portanto, resolvemos investir no ‘Capital Natural’ por meio de serviços ambientais, como: o mercado de Créditos de Carbono, ao realizar o plantio de árvores no Sítio Nossa Senhora Aparecida, em Itirapina – SP, a fim de compensar a emissão desses gases ocorrida nas viagens, recuperando ecossistemas e protegendo a biodiversidade da APA Corumbataí.

Acompanhe esta ação ambiental pelo Relatório de Emissões GEE em nossas Redes Sociais.

Plante árvores viajando com a Nomadi Turismo!